sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Festa na Câmara Municipal de São Paulo em 11.02.2011

Nesta data tive a honra de presidir no lugar do vereador Franja, na Câmara Municipal de São Paulo a entrega, através da Câmara Brasileira de Cultura, da condecoração de Cavaleiro (ou Dama) de São Paulo de Piratininga sendo que, meu discurso inicial foi o que segue:


          Hoje é uma noite muito especial. Especial por quê?
          Porque estamos comemorando, se bem que com atraso, o aniversário da cidade de São Paulo .
             Sim, nos idos de 1553, um grupo de padres entre os quais Manuel da Nóbrega e José de Anchieta subiram a Serra do Mar em busca de um lugar seguro com o objetivo de se instalar e, ao mesmo tempo, catequisar os índios.
            O local escolhido foi o Planalto de Piratininga que apresentava um clima com ares frios, mas ao mesmo tempo, temperado, uma terra fértil e água boa e a vontade.
            Os padres jesuitas construiram um colégio próximo aos rios Tamanduateí e Anhangabaú e celebraram uma missa. O Padre José de Anchieta, em carta enviada a seus superiores da Companhia de Jesus explica:
“A 25 de janeiro do ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!”
             O local ficou conhecido como Colégio de São Paulo de Piratininga, mas pode-se dizer que seu povoamento começou a ocorrer mesmo em 1560, quando o governador geral Mem de Sá ordenou a transferência  da população da Vila de Santo André da Borda do campo para os arredores do colégio. Esse conglomerado passou a chamar-se de Vila de São Paulo pertencente à Capitania de São Vicente.
              Não era fácil subir a Serra do Mar e, a Vila de São Paulo, conhecida por todos como São Paulo de Piratininga praticamente ficou isoloda por cerca de 200 anos! Era a vila mais pobre da Coroa Portuguesa na América. Para vir da Vila de Santos, ou da Vila de São Vicente era preciso seguir o chamado Caminho do Padre José de Anchieta, pois, devido aos ataques constantes dos índios, Mem de Sá proibira o uso do Caminho de Piraiquê (atual Piaçaguera).
             O Marquês de Cascais então donatário da Capitania de São Vicente,resolve transferir a capital para a Vila de São Paulo em 22 de março de 1681 sendo a nova capital instalada, com muita festa, em 23 de abril de 1683.
             Como a Vila continuava muito pobre foi o local ideal para o início das atividades de bandeirantes que caçavam índios uma vez que não havia dinheiro para a compra de escravos africanos. Os bandeirantes também procuravam ouro, pedras preciosas... Pouco tempo depois, descobriu-se ouro em Minas e, a Coroa portuguesa acabou comprando de seus donatários as capitanias de São Vicente e Santo Amaro nascendo em 03 de novembro de 1709 a CAPITANIA REAL DE SÃO PAULO E MINAS DO OURO e, logo em 11 de julho de 1711 a Vila de São paulo se torna cidade.
              Já em 1822, São Paulo é palco de um ato marcante e especial, a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Diferentemente do que muitos dizem por aí, D. Pedro I, considerado hoje, por historiadores e pesquisadores sérios, um dos maiores estrategistas de sua época, após proclamar a Independência correu para o Rio de janeiro trocando  de cavalo em cada posto chegando lá para anunciar a novidade, mas não se esqueceu da cidade de São paulo e, em 1823, deu o título a São paulo de “Imperial Cidade”.
             No ano de 1827 se iniciam cursos jurídicos no Convento de São Francisco o que originaria, posteriormente, a Faculdade de Direito do largo de São Francisco.
            A história não parou, mas a Vila de São Paulo de Piratininga cresceu e hoje é o que todos nós vemos e sabemos, uma das maiores cidades do mundo.
           Há entretanto, algo maior e mais desafiador, um ícone, um oásis no deserto, pois, é a cidade que atrai, que envolve, que desperta, que cria em cada um que chega um sentimento especial de amor e carinho. É a cidade que recebe a todos, de todas as raças e credos com os braços abertos, sim, São paulo da garoa, São paulo dos Shoppings, São paulo da avenida São João, São Paulo do trem das onze,  passou a ser inspiração e porta de entrada para uma nova vida e sempre atraindo pessoas de todo o nosso gigantesco BraSIL, mas também de todo o mundo.
           São paulo, uma cidade rica e poderosa, plena de oportunidades. Claro que há muito o que  fazer para melhorar, mas mesmo assim, é uma jóia para quem a vê e para quem a vive.
           Hoje, outorgamos o Colar de cavaleiro ou de Dama de São paulo de Piratininga homenageando pessoas que se destacaram em seus diversos empreendimentos e atividades numa maneira de honrar essa cidade que acorda cedo para trabalhar, essa cidade que não desanima, essa cidade que é a verdadeira capital econômica do Brasil.
Parabéns São paulo, eterna São paulo de Piratininga!
Parabéns Paulistanos.
Parabéns a todos os laureados.
____________________________________________________________________________________
Logo após o Comendador Gualter Carrara Júnior efetivou a entrega das condecorações.
Após o que, dei por encerrada a cerimônia passando para o coquetel.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário