segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O desafio atual da Reforma da Reforma Protestante

A matéria a seguir publicada,o foi com a autorização do meu grande amigo e irmão Fausto Rocha.
___________________________________________________________________________________

FAUSTO ROCHA - ORADOR NA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPINAS

SOBRE OS 493 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE DESTACA

O DESAFIO ATUAL DA REFORMA DA REFORMA PROTESTANTE



Excelentíssimo senhor Presidente da Câmara Municipal de Campinas, senhores e senhoras Vereadores.

Eminentes Pastores e Líderes evangélicos presentes.

Graça e paz, no amor de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Agradeço muitíssimo pelo honroso convite para ser o Orador desta Sessão Solene da Câmara Municipal de Campinas, a convite do nobre Vereador Professor Alberto, para homenagear os cristãos evangélicos, que comemoram no dia 31 de Outubro de 2010, os 493 anos do Marco Inicial da Reforma Protestante.

Vamos rememorar os pontos importantes daquele acontecimento de quase 5 Séculos atrás, mas é chegado o tempo de ponderarmos também sobre o DESAFIO ATUAL:A R E F O R M A DA REFORMA PROTESTANTE, de que procurarei tratar ao final deste meu pronunciamento.

Início dos fatos:



ANTECEDENTES DA REFORMA PROTESTANTE



1. No Século 14, o inglês JOHN WYCLIFF, doutor em Teologia, foi o primeiro tradutor da Bíblia, do Latim para o Inglês, e era capelão do Rei da Inglaterra Ricardo II, com acesso ao Parlamento. Redigiu ensaios em que denunciava algumas ações corruptas da Igreja Católica e defendia a salvação espiritual por meio da fé.



2. No início do Século 15, o padre JAN HUSS traduziu o texto bíblico em outras línguas e denunciou o comportamento dos clérigos católicos da Boêmia, o que causou violenta reação das autoridades do Sacro-Império Germânico, que ordenaram sua morte na fogueira.



3. No mesmo Século 15, na Alemanha, a invenção, por JOHANNES GUTENBERG, em 1439, da prensa com tipos móveis de madeira, possibilitou a impressão e divulgação muito mais rápida da Bíblia Sagrada e também de manifestos e de outros livros. Permitiu ainda que a Bíblia fosse traduzida e impressa nas línguas locais em vários países.



4. A seguir, em Florença, o monge dominicano JERÔNIMO SAVONAROLA pregava, com voz tonitroante, contra o pecado e as práticas imorais. Promoveu a queima, em praça pública, de máscaras de carnaval e de desenhos obcenos. Era professor dos noviços, mas, nos seus sermões, citando de cor extensas porções da Bíblia, contestava várias práticas da Igreja Católica, em cujos templos pregava. A enorme repercussão das mensagens de santidade de SAVONAROLA levou-o a ser ameaçado, excomungado e, por fim, no ano de 1498, por ordem do Papa, foi enforcado e queimado em praça pública. Suas últimas palavras foram: " O Senhor Jesus sofreu tanto por mim!”



O MARCO EFETIVO DA REFORMA PROTESTANTE



Começava o Século 16 e o estopim da REFORMA PROTESTANTE ocorreu no DIA 31 DE OUTUBRO DE 1517, há 493 anos, quando o monge beneditino MARTINHO LUTERO afixou, na porta do Castelo de Wittenberg, na Alemanha (onde eram pregados os avisos da Universidade Católica em que lecionava Teologia) as 95 Teses condenando a venda das indulgências, entre outras práticas e doutrinas da Igreja Católica.

LUTERO sentiu revolta quando o Papa Leão X, decidido a terminar a construção da Basílica de São Pedro, em Roma, ordenou grande estímulo à venda das indulgências, que ofereciam perdão de pecados em troca da doação de dinheiro.

Na Igreja Católica local, dirigida por LUTERO, o monge dominicano TETZEL havia tomado o tempo da exposição bíblica, na missa, para promover a venda das indulgências, declarando que “cada vez que a moeda cai no bolso do frade, um alma sai do purgatório.”

LUTERO se recusou a permitir a continuidade dessa prática.

Foi ameaçado por TETZEL, que vendia indulgências em nome do Papa, pois LUTERO se recusava a apoiar a absolvição de pecados, mediante pagamento.

Das 95 Teses que LUTERO afixou na porta do Castelo, cito apenas a Tese de número 50 para mostrar a coragem e a incisiva invectiva do padre contra o Papa:

“Devemos ensinar aos cristãos que, se o Papa conhecesse os exageros praticados pelos pregadores de indulgências, ele preferiria que a basílica de São Pedro fosse reduzida a cinzas, a ter de construí-la com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.”

A disputa entre LUTERO e a Igreja se prolongou por 3 anos até que, em 1520, o Papa o excomungou.

MARTINHO LUTERO queimou publicamente o documento de excomunhão e começou a difundir a doutrina que passou a ser conhecida como LUTERANA, ganhando adeptos em várias regiões da Europa.

Escreveu livros, dentre eles, “Carta Aberta à Nobreza Cristã sobre a Reforma do Estado Cristão”, passou a ensinar o sacerdócio universal dos crentes, a apontar Jesus Cristo como o único Mediador entre Deus e os homens, condenando a adoração de imagens, e a transubstanciação – alegada repetida morte de Cristo por ocasião da missa católica.

LUTERO, juntamente com MELANCTON, traduziu o Novo Testamento para a língua Alemã.

Na França, JEAN CALVIN, que conhecemos como JOÃO CALVINO, estudou na Universidade de Paris, formou-se em Direito em Orleans, e, no Colégio de França, formou-se em Grego, Latim e Hebraico. Influenciado por LUTERO, CALVINO publicou sua mais importante obra: “Institutas da Igreja Cristã”, considerada a mais completa e importante obra produzida no período da Reforma, destacando-se pela tese da eleição ou predestinação.

O sacerdote católico suíço HULDRYCH ZWINGLIO que pregava em Zurique, influenciado por LUTERO e CALVINO, publicou “Comentário sobre a Verdadeira e a Falsa Religião”, condenando o culto às imagens, e substituindo o Latim pelo Alemão na liturgia.

O padre escocês JOHN KNOX recebeu forte influência de Calvino e de Zwinglio. Voltou à Escócia, onde liderou o movimento de reforma religiosa, atingindo também a vida política e social da Nação. Sob sua influência, o Parlamento Escocês declarou o País oficialmente protestante. Foi na Escócia que surgiu o nome da Igreja Presbiteriana.



OS QUATRO FUNDAMENTOS DA REFORMA PROTESTANTE:



1º.) SÓ PELA BÍBLIA. Autoridade absoluta da Palavra de Deus. Salmo 1º e II carta de Paulo a Timóteo 3.16. Não ao sincretismo: a incorporação de tradições locais, de diversos países, geralmente advindas de fontes pagãs, aceitas no mesmo nível da Bíblia, pela Igreja Católica.



2º.) SÓ PELA FÉ. “... sois salvos por meio da fé ...” Efésios 2.8.



3º.) E PELA GRAÇA. “Pois é pela graça que sois salvos...” Efésios 2.8 e Hebreus 4.16. “O dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6.23; “ ... sois salvos ... e isso não vem de vós, é dom de Deus - não das obras para que ninguém se glorie” Efésios 2.8,9. Assim, as obras não são condição para salvar, mas sim reflexo daquele que é salvo e pratica boas obras como fruto do amor de Jesus em sua vida.



4º.) SÓ POR JESUS. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” João, 14.6. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna”. João 3.36. “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus ... ” I Timóteo 2.5 e Hebreus 12.24.



CONTRA-REFORMA



A Reforma deu origem a conflitos religiosos entre católicos, que queriam manter seu poder, e os protestantes, que pretendiam aumentar sua influência.

Um destes conflitos ocorreu na França, em 1572, e foi denominado Noite de São Bartolomeu, em que mais de 30 mil protestantes foram assassinados por católicos.

As principais iniciativas da Contra-Reforma foram a convocação do Concílio de Trento, a criação da Companhia de Jesus e o aumento das atividades do Tribunal da Inquisição.

O Concílio de Trento condenava a doutrina protestante, e instituiu uma lista de livros proibidos – o INDEX.

O Tribunal da Inquisição foi um instrumento de terror e obscurantismo utilizado pela Igreja Católica contra todos os que divergiam de sua doutrina – chamados de hereges. As práticas envolviam interrogatórios, tortura e morte. A Inquisição agiu com maior intensidade em Portugal e na Espanha.



INFLUÊNCIAS DA REFORMA PROTESTANTE NAS NAÇÕES



Hoje, historiadores e sociólogos reconhecem que houve alterações significativas na vida social e econômica das Nações em que a Reforma Protestante tornou-se mais efetiva.

Ao invés de missas em Latim, em que o Padre falava de costas para os fiéis (e isso continuou até meados do Século passado) nas igrejas evangélicas, desde o início, a pregação da Palavra de Deus era feita pelos Pastores, falando diretamente, de forma mais coloquial, e na língua local.

Outra modificação marcante foi que, antes, somente os Padres tinham acesso à Bíblia, e os crentes evangélicos passaram a ser incentivados a ler na sua Bíblia pessoal, impressa em sua própria língua, e, com Wesley, na Inglaterra, passaram a freqüentar a Escola Bíblica Dominical, compreendendo melhor os princípios da Palavra de Deus e a se guiar por eles, tendo suas vidas transformadas, assumindo um compromisso pessoal sério com Deus.

Alguns conceitos fundamentais mudaram. O lucro, que era considerado pecado, passou a ser aceito e o empreendedorismo incentivado, juntamente com o fruto do trabalho. Assim, as chamadas nações protestantes, como Inglaterra, Estados Unidos, e outras, passaram por longos períodos de grande crescimento econômico e social.

Na Inglaterra, cerca de um terço das propriedades pertenciam à Igreja Católica, que cobrava altos valores dos governos, e isso mudou. Em outros países da Europa, algo parecido aconteceu e a situação se alterou, em favor do fortalecimento e sustentabilidade das nações e de sua populações.



DISCURSO DE FAUSTO ROCHA NO CONGRESSO NACIONAL



Numa data como a de hoje, em 30 de Outubro de 1991, os Deputados Federais e os Senadores evangélicos tomaram a iniciativa de celebrar, em Brasília, em Sessão Solene, o DIA DA REFORMA PROTESTANTE, com todo o respeito e amor cristão pelos Parlamentares católicos.

O Deputado Federal Fausto Rocha, Presidente do Grupo Parlamentar Cristão, foi orador nessa ocasião, e seu discurso, focando as DIFERENÇAS ENTRE CATÓLICOS E EVANGÉLICOS, proferido da Tribuna, foi publicado no Diário do Congresso Nacional, cuja cópia tive o prazer de trazer hoje para entregar a cada um dos eminentes convidados do Vereador Professor ALBERTO, presentes a esta Solenidade na Câmara Municipal de Campinas.

Desse pronunciamento, destaco agora alguns tópicos: (*) Na Irlanda, a luta armada entre católicos e protestantes nada tem de religiosa; (*) “Se nem os cristãos se entendem, como querem convencer-nos a aderir ao Cristianismo? Qual cristianismo?”; (*) Embora pontos fundamentais unam católicos e evangélicos, há importantes diferenças de interpretação bíblica que merecem análise; (*) Os evangélicos no Brasil eram enterrados no quintal de casa, pois os cemitérios eram todos católicos. Se fosse hoje, com tantos prédios de apartamentos, sem quintal, como seria?; (*) Deus quer sarar a nossa terra, mas pitonisas e adivinhos são consultados no Palácio do Planalto (era tempo do Presidente Collor); (*) Tive o privilégio de fazer a primeira oração no Congresso Nacional, dizendo, inclusive: “Pedimos-te, Senhor, pelos Judeus que ainda esperam pelo Messias, e por aqueles que buscam algo divino ao tocar em imagens, quando podem ter o próprio Cristo dentro de si.”



DESAFIO PARA HOJE: A REFORMA DA REFORMA PROTESTANTE



A revista ÉPOCA, das Organizações GLOBO, trouxe no mês de agosto MATÉRIA DE CAPA SOBRE A REFORMA DA REFORMA PROTESTANTE.

Esse tema foi proposto pelo jovem jornalista RICARDO ALEXANDRE, membro da Igreja Batista em Jundiaí, Diretor da edição mensal da ÉPOCA SÃO PAULO, e que, durante 9 meses, levantou informações, declarações e dados, e hoje apresentou Palestra de 2 horas a Pastores em Campinas.

Da edição nacional da revista, destaco a pergunta do jornalista: A reportagem da Revista ÉPOCA fala também da questão ética. Está havendo falta de ética em algumas denominações evangélicas?

Resposta do Pastor Ariovaldo Ramos: Infelizmente, sim. É notório. A gente não gostaria de dizer sim a uma pergunta como esta, mas não há como fugir disso. Na verdade, nós temos um desvio em algumas denominações, que se auto-intitulam evangélicas, mas que não se portam mais segundo os princípios da Reforma. Esse grupo, ao qual a ÉPOCA chamou a atenção, está justamente revendo isso. Quais são as bases da Reforma? As bases da Reforma são a ética, a moral, o trabalho, a justiça, a liberdade, a comunhão e a fraternidade. Isso precisa ser retomado urgentemente e lamentavelmente há denominações, inclusive com irradiação nacional, que se esqueceram das bases da Reforma. Isso não pode continuar assim, mas esse grupo está insistindo em denunciar e em rever.

Concordo com o Pastor Ariovaldo Ramos, mas eu, pessoalmente, gostaria de acrescentar que preocupam-me muito as distorções da chamada “Teologia da Prosperidade”, e também sinto falta, em muitos sermões, em igrejas e na TELEVISÃO, da afirmação de que O EVANGELHO DE CRISTO É BOA NOVA DE SALVAÇÃO, QUE DEPENDE DE:



1º) RECONHECER O PECADO QUE NOS AFASTA DE DEUS.

NÃO SE FALA MAIS EM PECADO: FALA-SE EM ERRO, ENGANO, DESVIO, OMISSÃO, MAS A BÍBLIA ENSINA QUE PECADO É PECADO MESMO!

2º) O NECESSÁRIO ARREPENDIMENTO, E, FINALMENTE

3º) A REGENERAÇÃO, PELA TRANSFORMAÇÃO DE VIDA, PROMOVIDA POR DEUS, no amor de Jesus.

Esse negócio de prometer a idéia de que a pessoa chega de fora, entra na Igreja só para pedir bênção, dá oferta, e espera ser curada, é criar expectativa enganosa, É VENDER A BÊNÇÃO, É PROMETER NA TV, MARCAR HORA PARA JESUS CURAR, E COBRAR ANTES: DE 4 A 5 PEDIDOS INSISTENTES DE OFERTA, ANTES DA CHAMADA “ORAÇÃO DE PODER” – DANDO A IMPRESSÃO DE QUE O PODER É DO PASTOR.

DEUS É SOBERANO – PODE HOJE CURAR, COMO SEMPRE PÔDE, E SEMPRE PODERÁ – MAS DEUS NÃO ACEITA ORDEM DE NINGUÉM: ELE OLHA PARA O CORAÇÃO DO FIEL – E CURA, SE QUER,

QUANDO QUER, E A QUEM QUER – ESSA É A SOBERANIA DE DEUS, QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA.

JESUS DIZIA A QUEM CURAVA: “VAI EM PAZ; A TUA FÉ TE SALVOU!



PARA TERMINAR:



Uma Crônica que escrevi no ano passado, quando os jornais publicaram que, no Rio de Janeiro, dois Pastores da Igreja Evangélica chamada “CONTEMPORÂNEA” haviam realizado um casamento FORA DOS PADRÕES BÍBLICOS, recebendo, ali, a bênção matrimonial.

ENTÃO, ESCREVI A SEGUINTE CRÔNICA:



A CHAMADA “IGREJA CONTEMPORÂNEA”



Disse Richard Halverson: “No início, a Igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo. Então, a Igreja chegou à Grécia e tornou-se uma filosofia. Depois, chegou a Roma e tornou-se uma instituição. Em seguida, atingiu a Europa toda, e tornou-se uma cultura. Finalmente, chegou às Américas e tornou-se um negócio”, conclui Halverson.

Esse alerta nos indica: os cristãos genuínos, temos que voltar ao Cristianismo primitivo. Quanto mais próximos do Jesus da Bíblia, mais autêntica e real nossa VIDA NOVA em Cristo.

É altamente preocupante a chamada “modernização” da igreja, com sua tentativa de agradar aos homens, adaptando-se às preferências do mundo atual. Isso é o contrário do que a Bíblia ensina: é o mundo entrando na igreja, que já não consegue mais ser sal, nem luz.

Igreja que não confronta o pecado, não prega o arrependimento e a transformação de vidas pelo poder de Deus, torna-se apenas a tentativa de estabelecer UM CRISTIANISMO SEM CRISTO e, portanto, é o próprio ardiloso satanás, entrando pela chamada “igreja contemporânea”, iludindo a muitos a usarem o nome de Deus em vão, a caminho da perdição eterna.

Apeguemo-nos a Jesus, autor e consumador da nossa fé, que declarou: “Edificarei a minha igreja (a Igreja pertence a Jesus) e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

O Pr. JOÃO MARCOS BARRETO, da Igreja Batista em Perdizes, nos ensina que: “Quando a igreja pára de reclamar, e passa a clamar, então está pronta para proclamar!

Que o Senhor, assim, nos abençoe. Amém!

2 comentários:

  1. Fausto Rocha é um cristão convicto, uma pessoa íntegra, probra e que domina como poucos a arte de falar.
    Foi galã da televisão brasileira tanto como apresentador,como ator.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo convite. Grato pela oportunidade em conhecer seu blog. Seguindo...

    Abraços.

    ResponderExcluir